Apoio ao Trabalhador

Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Costumeiramente ouvimos a expressão popular que relata que convivemos mais com as pessoas do trabalho do que com os membros da nossa própria família, uma vez que passamos extensa parte do nosso tempo no ambiente de trabalho. Na Organização construímos relações prazerosas ou hostis que se tornam matéria prima para a produção e qualidade dos serviços prestados. A saúde mental do trabalhador interfere diretamente na motivação, decisão, volição, nas relações de trabalho e, consequentemente na produção.

Tem crescido a compreensão das empresas sobre a necessidade de cuidar da saúde mental do trabalhador. Os Programas de Apoio à Saúde Mental ao Trabalhador: Programa de Qualidade de Vida e Saúde Mental; Programa de Prevenção do Risco Associado ao Uso Indevido de Substâncias Psicotrópicas na Aviação e Outras Empresas de Seguimentos Diversos; Programa de Apoio ao Dependente Químico; Programa de Prevenção ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Programa de Prevenção à Síndrome de Burnout; – são algumas das intervenções oferecidas pela HEALTHY WORKPLACE no auxílio de empresas que presem pelo ambiente de trabalho saudável para o crescimento profissional e pessoal de seus trabalhadores.

Programa de Prevenção de Drogas em Empresa

Atualmente o fenômeno da dependência química indiscrimina classe social, gênero, idade, escolaridade, dentre outras características. As empresas não estão ilhadas, livres desse fenômeno, elas sofrem os percalços inerentes ao consumo de substâncias na população. A única escolha que a empresa pode fazer é o de lidar com este fenômeno de modo consciente ou inconsciente. Evidentemente que ao lidar de modo consciente, ativo, a empresa estabelece medidas mais assertivas para lidar com o problema, diminuindo os impactos do uso indevido de drogas entre os seus trabalhadores e familiares.

Não é incomum que bons profissionais se vejam prejudicados em suas funções, ou até mesmo afastados de suas ocupações por causa do uso indevido de substâncias. Certamente que muitos dos dependentes severos teriam um futuro diferente se no processo de adoecimento houvesse algum fator que impedisse o agravamento da dependência de drogas. Neste âmbito as empresas exercem um papel fundamental para detectar indivíduos com problemas de uso abusivo de drogas e para oferecer, ao funcionário usuário, ajuda que oportunize que ele e sua família não sofram os percalços da cronificação do problema.

A Responsabilidade Social da empresa se dá em oferecer um ambiente livre de drogas, bem como desenvolver ações para diminuir a vulnerabilidade de seus empregados e familiares diante do fenômeno do uso indevido de substâncias psicoativas.

Empresas que atuam na prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas mostram-se comprometidas com a saúde mental do funcionário e de sua família, bem como com a salubridade e segurança no ambiente de trabalho e, consequentemente com a qualidade nos serviços prestados e/ou produtos fabricados.

Benefícios em Empresas